sexta-feira, 23 de novembro de 2012

XIII EREBD, 2012 em Niterói

 


Os alunos do curso de Biblioteconomia e membros do CA do Borba, Viviane Lopes, Gustavo Moura, Kelly Cantiliano e Elaine Alves, participaram do XIII EREBD SE/CO (Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação da Região Sudeste/Centro Oeste), realizado na cidade de Niterói na Universidade Federal Fluminense (UFF) dos dias 15 à 18 de novembro.
Palestras de profissionais atuantes nas mais variadas formas aludiram ao campo de atuação do profissional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação de uma forma ampla e dinâmica.
Kelly, Viviane,Gustavo e Elaine representaram a FESP - SP.
A palestra A necessidade de Cartografias, Bibliografias e Certificação da Informação no Universo Tecnológico: Considerações Iniciais, ministrada pelo Professor Laffayete de Souza Alvares Júnior, abordou a necessidade da certificação da informação em relação a sua origem/ fonte e veracidade em relação as notícias, fotos, textos etc. divulgados na internet e como devem ser analisados.
Professor Laffayete de Souza, a necessidade da certificação da informação

Maria Isabel Cabral da França, coordenadora do Centro de Informação e Documentação da Transpetro, demonstrou a formação do CID da Transpetro e a atuação dos profissionais na área de oil company transformando e unificando a informação e documentação produzida pela companhia da Petrobras.  
Maria Isabel Cabral da França, coordenadora do Centro de Informação e Documentação da Transpetro

Te encontro na biblioteca: o PROLER e a mediação da leitura, ministrada pela Drª Profª Carmen Pimentel e Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) demonstrou as trasnformações nas comunidades e em lugares menos favorecidos onde foram introduzidas a parceria do PROLER nas bibliotecas.

Houve também apresentação de trabahos acadêmicos de estudantes das áreas de Biblioteconomia e outros cursos elancados, vindos de diversas áreas do Brasil como Ceará, Bahia e São Paulo. Alguns trabalhos demonstraram renovações sobre novas produções acadêmicas, houve algumas apresentações que foram importantes para demonstrar a falta de planejamento dos dirigentes e organizadores do EREBD, pois alguns alunos não estavam com a idéia amadurecida sobre o tema abordado.

Quanto às instalações do alojamento para os estudantes, foram relatados descasos e má intenção de alguns participantes, pois na primeira noite do encontro houve um "arrastão", realizado pelos anfitriões do encontro, nas dependências do local, havendo até estouro de bombas e depredação dentro do "Brizolão", o CIEP, que serviu de estrutura para o alojamento.
A organização do EREBD, em alguns aspectos, deixou muito a desejar, informações básicas, como o valor dos mini cursos ministrados a parte, não eram disponíveis em nenhum lugar de fácil acesso como o site do evento, que sempre estava desatualizado, e as dependencias da UFF, lugar do encontro, entre outras situações desagradáveis.
Observamos também como ainda há pré – conceitos de alguns estudantes de outras áreas fora da Biblioteconomia que ainda realizam comentários como "o bibliotecário só mexe com livros, quanto aos documentos somos nós da arquivologia", entre outras informações equivocada e passadas por uma mesa de debate com estudantes.
Niteói e suas belezas naturais compensaram todo estresse que nós passamos em determinadas situações desse XIII EREBD.
Niterói e suas belezas naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!